A Queda da Bolsa de Valores de 1928 foi um dos eventos mais marcantes da história financeira dos Estados Unidos e do mundo. Esse acontecimento teve um impacto profundo na economia global e deu início a um período de grande crise financeira e econômica na década de 1930 conhecido como a Grande Depressão.

As causas da Queda da Bolsa de Valores de 1928 foram diversas. Uma das principais razões foi o excesso de especulação do mercado de ações. Naquela época, as ações estavam em alta e os investidores estavam comprando ações em grandes volumes, o que levou a um aumento exagerado no preço das ações.

Outro fator que contribuiu para a Queda da Bolsa de Valores de 1928 foi a prática de empréstimos desenfreados das empresas em Wall Street. Muitas empresas estavam tomando empréstimos para investir em ações, fazendo com que o mercado de ações se tornasse cada vez mais frágil.

Ainda, havia uma grande instabilidade política e militar na Europa, o que afetou diretamente as exportações dos Estados Unidos e fez com que muitas empresas tivessem uma redução em suas vendas. Além disso, a taxa de juros elevada do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) contribuiu para a crise financeira que se aproximava.

No dia 24 de outubro de 1929, a Bolsa de Valores de Nova York caiu drasticamente, o que causou pânico entre os investidores e fez com que eles começassem a vender suas ações em massa. Esse dia ficou conhecido como Quinta-Feira Negra. A Queda da Bolsa de Valores de 1928 continuou nos dias seguintes e se prolongou por meses, levando à falência muitas empresas e instituições financeiras.

A Grande Depressão que se seguiu à Queda da Bolsa de Valores de 1928 foi marcada por altas taxas de desemprego, redução da atividade econômica e aumento da pobreza em todo o mundo. Essa crise teve um impacto profundo na economia global e levou a mudanças significativas na política econômica dos Estados Unidos e do mundo.

Em resposta à Queda da Bolsa de Valores de 1928, o governo dos Estados Unidos implementou uma série de medidas para estimular a economia e garantir a estabilidade do mercado financeiro. Foi criada a Securities and Exchange Commission (SEC), uma agência governamental que regula as atividades do mercado de ações, e o governo criou um programa de obras públicas para gerar empregos e estimular a economia.

Em suma, a Queda da Bolsa de Valores de 1928 foi um evento histórico que teve um impacto profundo na economia dos Estados Unidos e do mundo. Esse acontecimento mudou os rumos da economia global e deu início a um período de grande crise financeira e econômica na década de 1930 conhecido como a Grande Depressão.